2 Comentários
Avatar de User
Avatar de Henrique Tamiosso Machado

Considerando a relevância que as comunidades de startups têm no ecossistema, como elas conseguem acessar recursos de fundos de inovação sem dispor de uma estrutura jurídica formal, como um CNPJ? Quais mecanismos ou estratégias—talvez através de parcerias, associações intermediárias ou outras soluções alternativas—são implementados para garantir a credibilidade necessária, a transparência e a governança exigida pelos financiadores, mesmo sem uma formalização típica de empresas?

Expand full comment
Avatar de Danilo Picucci

A questão não é 'como eles acessam'.

A questão é: as comunidades precisam acessar esses fundos?

Todas as comunidades mencionadas funcionam sem CNPJ, sem Hierarquia, sem Organização Formal e a parte mais importante dessa frase: funcionam.

Quem fica pleiteando algum tipo de fundo ou de governança está interessado em ter uma comunidade ou está interessado em ter controle?

Comunidades não foram feitas para serem grandes e terem recursos, elas foram feitas para ser um movimento de contra-cultura, que desafia as probabilidades e fazem o bem dentro das limitações impostas.

Se a intenção é construir algo específico e que precisa de fundos, então deveria ser construído uma Organização formal - fora da comunidade, um novo ator do ecossistema de startups.

Como eu mencionei no começo do Artigo: a maioria das organizações do ecossistema vieram de pessoas das comunidades. :)

Expand full comment