4 Comentários
Avatar de User
Avatar de Nilda Maria Ramos Moreno

Valeu muito para organizar minhas ideias ler esse artigo! Você acaba de ganhar uma fã ! Vou cita-lo na minha pesquisa de mestrado com o tema Rede de Talentos no desenvolvimento de competências inovadoras. Ah! Mudando de assunto …Vou repensar para falar ecossistema. Agora vou falar que trabalho levando atores interessados em negócios, apresento os ambientes tecnológicos para cacau e chocolate de Ilheus. Que podem vir a se formar um ecossistema, caso haja colaboração entre as partes. Antes eu dizia que apresentava o ecossistema local . Mudei hoje! Muito obrigada ! Aceito emendas ! 😆

Expand full comment
Avatar de Danilo Picucci

Que legal Nilda! Muito obrigado pelo seu comentário, é bom saber que o tempo dedicado para escrever valeu de algo para alguém, espero que continue trazendo reflexões!

Expand full comment
Avatar de Bruno Custódio

Baita artigo, Picucci! Esclareu muita coisa aqui e ainda gerou aqui um anseio/necessidade por fazer parte de um ecossistema de startups. Tenho sentido muita falta desse apoio para me ajudar nas etapas que antecedem a aceleração.

Aproveito a oportunidade para perguntar.

1: Qual meio de aprendizado você indicaria para alguém que nunca trabalhou em uma startup.

2: Para fazer parte desse ecossistema todo, qual seria a "porta de entrada"?

Sucesso, amigo!

Expand full comment
Avatar de Danilo Picucci

Fala Bruno, obrigado meu caro! Super entendo seu anseio. :)

1 - cara, mesmo que vc tivesse trabalhado em uma startup, não é ctz que isso te prepararia para o que é empreender. As fundações de uma startup são 'comuns' e difíceis na mesma medida. Mas o essencial é estudar MTO sobre Validação de Problema e Produto. Uma validação excelente vai te salvar de muitos erros nos primeiros anos.

2 - A melhor porta de entrada é sempre a comunidade, procurar os eventos e iniciativas que rolam na sua cidade organizados por voluntários. É onde costuma estar a galera que mais quer ajudar.

Sucesso!

Expand full comment